18/10/08

17/10/08

Eroica




Não resisto ao impulso de publicar o enlace doutra fantástica apresentação multimédia da San Francisco Symphony, com Michael Tilson Thomas. Desta vez é a Sinfonia nº 3 de Beethoven- A apresentação inclui a) uma contextualização histórica sobre a Viena de 1800) b) excertos de vídeo em simultâneo com a visualização da partitura e c) explorações interactivas sobre construcção dos motivos, etc.


Uma festa, e um grande exemplo de boa utilização da tecnologia para explorar a música!


Outros enlaces


Artigo na wikipedia (inglês)

Discografia da Sinfonia Heroica

Site do compositor W. A. DeWitt sobre a obra

Partitura orquestral (Eulenburg ed)

Unger ed., Farrenc ed. Litolff ed. transcripções para piano solo (Liszt), piano a 4 mãos, partes

14/10/08

The Rite of Spring

Publico hoje esta primeira experiência com a tecnologia Sprout. Basicamente, este serviço oferece a possibilidade de criar uma espécie de mini-pagina web, que pode ser facilmente alojada num website o blog como este. É gratuito, e extremamente fácil de usar. Nela podem-se referenciar e visualizar vídeos, áudio e enlaces para outras páginas relacionadas, navegação, e toda uma série de outras funcionalidades. Isso torna os sprouts uma ferramenta muito poderosa para nós músicos.

Como poderão ver, este sprout tem ligação com duas apresentações completas da obra, em vídeo (uma versão orquestral, com Pierre Boulez como maestro, e também a mítica concepção coreográfica que M. Béjart estreou em 1970).

Para além disso incluí na última página outros enlaces interessantes a sites que discutem esta obra-prima da música do século XX. Entre estes enlaces, não percam a maravilhosa apresentação multimedia da Orquestra de S. Francisco, onde a peça e tudo o que rodeou a sua estreia é apresentado com interessantissimos comentários e a visualização da partitura sincronizada com a música.

Um senão: o construtor de sprouts online ainda não lida bem com acentos nem caracteres especiais, como o <ç>. Por isso, optei por escrever em inglês. Coisas do império...






13/10/08

A voz

The Singing Fish, Joan Miró

'A voz, o mais essencial de todos os intrumentos que devem a sua existencia ao ser humano, deve ser reestabelecido como a conexão fundamental com a nossa vida interior. É um tesouro heredado por cada ser humano, e o veiculo da expressão do ser, pelo seu som, pelas palavras e pelos significados que transporta. A poesia da mente é expressada através da voz, e usando-a, revisitamos o nosso leque de emoções.

A voz é uma daquelas poucas coisas que temos para nos conectarmos com a nossa natureza organica, com os nossos corpos. E neste mundo em permanente mudança tecnológica, possuimos a voz como o recurso primeiro da nossa expressão. Ao entoar, regressamos ao passado e o apreendemos, ligamos-nos á forças que restauram a nossa saúde, através de vibrações. Ao cantar, ligamos-nos às nossas emoções humanas através das variopintas expressões próprias da voz, e também aquelas que carregam as palavras e os significados, os que expressam os nossos pensamentos.

A voz, com a mente, é ainda o veiculo mais poderoso que possuimos como humanos, e a nossa educação musical deveria honrar esse facto.'

(Excerto de Improvisation in Childhood Music Training and Techniques for Creative Music Making De LaDonna Smith; a tradução é minha).
Podem visitar o artigo completo AQUI

Vozes para visitar:


Susana Baca, cantora do Perú africano:

SUSANA BACA




Cecilia Bartoli - Se tu mami