21/10/09

Fuga nº. 9: Mi M. (O Cravo bem Temperado, Livro I)

Abrindo caminho para algumas apresentações futuras na classe, sobre o tema do contraponto e da forma prelúdio e fuga, peço a vossa atenção para este interessante trabalho de Timothy A. Smith. Integrando sabiamente áudio, animação e comentário (podem optar pela tradução portuguesa), visita a maior parte dos prelúdio e fugas do Cravo bem Temperado com uma perspectiva sempre nova.

Nesta discussão da Fuga nº 9 em Mi M, do Livro I, relaciona a geração do tecido contrapuntístico com algumas ideias e processos da ciência genética. Na minha opinião, é um excelente, conciso e bem argumentado comentário sobre uma peça de repertório.
A explicação completa, também em versão portuguesa, pode ser lida em formato pdf no URL http://jan.ucc.nau.edu/~tas3/wtc/i09.html#movie

Esta ligação é apenas para a fuga em causa, mas recomendo uma visita ao site, também.

Fugue No. 9: E Major (Well-Tempered Clavier Book I)

20/10/09

Nascida do medo: a 5ª sinfonia de Dimitri Shostakovich




“I think it is clear to everyone what happens in the Fifth. The rejoicing is forced, created under threatIt’s as if someone were beating you with a stick and saying, ‘Your business is rejoicing, your business is rejoicing…”
— palavras atribuídas a Shostakovich muitos anos depois de ter escrito a sua 5ª sinfonia

Rússia, 1937: no momento mais dramático do poder stalinista, o Partido Comunista denunciou as obras mais recentes de Dmitri Shostakovich. Temendo pela vida, o jovem compositor escreveu uma sinfonia que terminava com uma marcha vibrante. Para muitos, este final soou falso, oco. Ainda hoje, é questão de debate aquilo que Shostakovich queria dizer. A sinfonia foi criada para celebrar o regime de Stalin? Será que ela contem mensagens escondidas protestando contra o próprio sistema que parecia apoiar? (traduzido livremente do site Keeping Score)

Mais uma apresentação do excelente programa Keeping Score, patrocinado e apresentado pelo Michael Tilson Thomas e a Orquestra Sinfónica de S. Francisco.

Nascida do medo: a 5ª sinfonia de Dimitri Shostakovich


Uma exploração multimédia duma das mais célebres sinfonias de Shostakovich .

Masterclasses de Contrabaixo e Flauta na ESMAE

Masterclasse de Contrabaixo Dan Styffe 2009


ESMAE Materclasse Flauta_

18/10/09

Music and the Brain ~ How Music Can Change the Brain : Music Instinct | PBS

Oliver Sacks diz neste vídeo:

"Eu disse antes que não há um centro (cerebral) para a música. E uma das coisas que é agora evidente a partir de imagens cerebrais é que a música pode envolver muitas partes diferentes do cérebro, partes especiais que respondem à altura, à frequência, ao timbre, ao ritmo, ao contorno melódico, à harmonia etc. Na verdade, podemos dizer que o cérebro está envolvido em maior medida na percepção e resposta à música do que esta no processamento da língua ou de qualquer outra coisa. Um aspecto disto é que, olhando para uma imagem cerebral , muitas vezes você pode distinguir o cérebro dos músicos dos cérebros dos não-músicos porque certas partes do cérebro são expandidas em resposta à música. Tanto assim que você pode ver as mudanças a olho nu. Não se coloca essa questão com o cérebro de um matemático ou um artista visual. Mas somos capazes de dizer "este é o cérebro de um músico".


Music and the Brain ~ How Music Can Change the Brain : Music Instinct PBS

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