08/11/08

Mozart: Sonata em Ré Maior KV 284

Apresento hoje outro dos belos exemplos de Robert Hill no fortepiano, com sonatas de Mozart, enquanto nos permite seguir a partitura manuscrita do compositor.

Brevemente (dia 19 de Nov) teremos a oportunidade de aprender mais sobre a viagem estilistica ao longo do ciclo completo de sonatas para piano de Mozart. Vamos abrindo o apetite...

Mozart: Sonata em Ré Maior KV 284 - Finale Var. 11, Adagio Cantabile (Robert Hill, fortepiano)


Ryo Noda (Improvisation I)

No dia 26 de Nov. teremos uma sessão em que serão discutidas as improvisações para saxofone solo do compositor e saxofonista japonês Ryo Noda. Na sua inspiração, utiliza a referência do som do shakuhachi, uma espécie de flauta de bambú japonesa. Na sua música ouvimos uma mistura de de sons tingidos dos barulhos da respiração, slides e vibrações quase "vocais" e multifónicos. Deixo aqui uma amostra da sua música:

Improvisação I:

Get this widget Track details eSnips Social DNA

07/11/08

J.S. Bach - Concerto para oboé, violino, cordas BWV 1060



Como introdução para um trabalho de apresentação e pesquisa que será desenvolvido brevemente na nossa classe, apresento esta série de vídeos com o Concerto para oboé, violino, e orquestra de cordas, BWV 1060, de J.S. Bach.

Os solistas são Alice Harnoncourt (violino), Jürg Schaeftlein (oboé barroco), com o Concentus Musicus Wien, dirigido por Nikolas Harnoncourt. A gravação é de 1984.


O Concentus Musicus Wien é um ensemble barroco fundado por Nikolaus e Alice Harnoncourt em 1953. Este agrupamento teve muita influência no ressurgimento do interesse pela interpretação da música antiga em instrumentos históricos. Os elementos fundadores do grupo eram membros da Orquestra Sinfónica de Viena. e ofereceram o seu primeiro concerto em Viena, em 1957 (informação da wikipedia).


Allegro





Adagio





Allegro



03/11/08

Oistrakh e as 5 Melodias op. 35, de Prokofiev

Proximamente, ouviremos em classe uma apresentação sobre as "5 melodias", op. 35-bis de Prokofiev. Deixo aqui uma gravação histórica de Oistrakh, que mostra, na minha opinião, toda a riqueza melódica, lirismo e capacidade de caracterização da música.