06/11/09

Jazz Perspectives (revista)


Para os nossos caros colegas jazzistas/investigadores, e todos os interessados em geral, apresento esta publicação académica, JAZZ PERSPECTIVES, cujos números desde o ano 2007 podem ser consultados na base de dados EBSCO.

Até produziram um vídeo para aumentar a sua visibilidade.

Extraído, e livremente traduzido, do site da revista:

Como revista acadêmica com um prestigiado conselho editorial internacional de estudiosos de jazz, Jazz Perspectives proporciona um fórum amplo para promover o diálogo acadêmico disciplinar entre toda a comunidade acadêmica do jazz. Nossa missão é estimular o estudo internacional e a valorização do rico legado do jazz, e das suas muitas tangentes musicais e culturais, tanto do passado como do presente. A revista serve de ponte entre o jazz como música e o jazz como cultura partilhada e os estudos de jazz contemporâneo. Também, para promover uma perspectiva internacional mais abrangente da tradição do jazz e do seu legado. As páginas da revista são dedicadas a todos os aspectos - e todas as abordagens - do jazz. A revista é uma plataforma aberta para a investigação histórica, análise de músicas, e dos estudos culturais. Inclúi ainda análises e ensaios significativos sobre literatura recente e novas gravações e mídia.
www.tandf.co.uk/journals/jazz

We also loves you, Porgy!

Uma próxima apresentação no dia 20 de Novembro, irá introduzir alguma informação sobre a tradição jazzistica, nomeadamente o conceito de "canon" ou repertório dentro de uma actividade que é caracterizada pela transformação do material de origem através da prática da improvisação. Que define um standard? Existe tradição notacional? Que parâmetros musicais são transmitidos pela notação abreviada ou leadsheet? Quais são as estratégias de preparação dos músicos de jazz para o palco?
A apresentação de Paulo Gomes usará como foco e exemplo a maravilhosa I loves you Porgy de G. Gershwin, da ópera Porgy & Bess, obra que bem representa a confluência de estilos e tradições musicais - falo do jazz e a chamada "música clássica" - aparentemente separados por um abismo cultural, e no entanto, tão próximos nas suas fontes e matérias primas (o som, os acordes tríades, a tonalidade, a forma, etc.)

I Loves You Porgy

Deixo aqui dois vídeos que têm I loves you Porgy como ponto de partida.
Para abrir o apetite, e tirado de um concerto em directo de Keith Jarrett, o primeiro vídeo mostra, na minha opinião, a capacidade imensa de reelaboração deste músico extraordinário. A reharmonização surpreendente, que ilumina cantinhos da canção que julgávamos conhecer bem; o tratamento contrapuntístico, que nos leva a um mundo distante da canção original, e no entanto surge organica e naturalmente dela; a forma ingénua como ele usa a melodia da parte central como introdução...
(sim, já sei que a experiência de alguns ficará estragada pelas caretas e contorsões corporais de Jarrett; eu tento ouvir e não olhar muito para ele!)


O segundo, tirado do site de Dough Mackenzie, ilustra com ajuda da notação automática e a análise "em tempo real", a música que se va ouvindo.

05/11/09

O. MESSIAEN: Le Merle Noir

Olivier Messiaen é uma das figuras mais influentes na música do século XX. Embora a sua música não fosse bem recebida nos seus começos, acabou por ganhar o respeito internacional e conseguiu impor uma linguagem musical vincadamente pessoal, emocional e impregnada por uma religiosidade profunda. Esta linguagem é alimentada por diversas fontes , com um interesse na natureza que resulta evidente nos Oiseaux exotiques e no Catalogue d'Oiseaux. Paralelamente, desenvolveu uma forma de serialismo que foi diversamente interpretada. Le merle noir, para flauta e piano, foi escrita em 1951 como um morceau de concours para o Conservatório de Paris. A sua inspiração deriva do canto dos pássaros.


Uma próxima apresentação terá como objecto esta emblemática peça do repertório de flauta e piano. Proponho uma audição/leitura para aproveitarmos melhor a sessão (notem que a peça começa no minuto 0'44").



messiaen-merle-noir


Esta partitura está sob direitos de autor. A partitura é apenas apresentada como guia da audição. A descarga e impressão estão desactivados.