Publico hoje esta primeira experiência com a tecnologia Sprout. Basicamente, este serviço oferece a possibilidade de criar uma espécie de mini-pagina web, que pode ser facilmente alojada num website o blog como este. É gratuito, e extremamente fácil de usar. Nela podem-se referenciar e visualizar vídeos, áudio e enlaces para outras páginas relacionadas, navegação, e toda uma série de outras funcionalidades. Isso torna os sprouts uma ferramenta muito poderosa para nós músicos.
Como poderão ver, este sprout tem ligação com duas apresentações completas da obra, em vídeo (uma versão orquestral, com Pierre Boulez como maestro, e também a mítica concepção coreográfica que M. Béjart estreou em 1970).
Para além disso incluí na última página outros enlaces interessantes a sites que discutem esta obra-prima da música do século XX. Entre estes enlaces, não percam a maravilhosa apresentação multimedia da Orquestra de S. Francisco, onde a peça e tudo o que rodeou a sua estreia é apresentado com interessantissimos comentários e a visualização da partitura sincronizada com a música.
Um senão: o construtor de sprouts online ainda não lida bem com acentos nem caracteres especiais, como o <ç>. Por isso, optei por escrever em inglês. Coisas do império...
Sem comentários:
Enviar um comentário