13/10/08

A voz

The Singing Fish, Joan Miró

'A voz, o mais essencial de todos os intrumentos que devem a sua existencia ao ser humano, deve ser reestabelecido como a conexão fundamental com a nossa vida interior. É um tesouro heredado por cada ser humano, e o veiculo da expressão do ser, pelo seu som, pelas palavras e pelos significados que transporta. A poesia da mente é expressada através da voz, e usando-a, revisitamos o nosso leque de emoções.

A voz é uma daquelas poucas coisas que temos para nos conectarmos com a nossa natureza organica, com os nossos corpos. E neste mundo em permanente mudança tecnológica, possuimos a voz como o recurso primeiro da nossa expressão. Ao entoar, regressamos ao passado e o apreendemos, ligamos-nos á forças que restauram a nossa saúde, através de vibrações. Ao cantar, ligamos-nos às nossas emoções humanas através das variopintas expressões próprias da voz, e também aquelas que carregam as palavras e os significados, os que expressam os nossos pensamentos.

A voz, com a mente, é ainda o veiculo mais poderoso que possuimos como humanos, e a nossa educação musical deveria honrar esse facto.'

(Excerto de Improvisation in Childhood Music Training and Techniques for Creative Music Making De LaDonna Smith; a tradução é minha).
Podem visitar o artigo completo AQUI

Vozes para visitar:


Susana Baca, cantora do Perú africano:

SUSANA BACA




Cecilia Bartoli - Se tu mami

Sem comentários: